5's na sua casa!

Já imaginou ter os 5’s na sua casa? Onde o auditor é você mesmo e se sente satisfeito com o que vê e encontra?

Vem conferir o conteúdo dessa semana que fala exatamente sobre isso: 5’s na sua casa! Como deixar sua residência um modelo de organização a ser seguido!


5's é um programa de gestão da qualidade que tem como objetivo aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização, aumentando a produtividade e qualidade de empresas.

Os 5's foram criados no Japão, o país já leva a fama de ser perfeitinho, não à toa.

Cada S representa um senso em japonês: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu, Shitsuke. O primeiro - Seiri - corresponde ao senso de utilização; Seiton corresponde ao senso de organização; Seisou ao de limpeza; Seiketsu à saúde e higiene e o último - Shitsuke - ao senso de auto responsabilidade.




Difícil? Nem tanto, pois você não irá precisar decorar.

Além disso, a DOMO vai te apresentar um trocadilho para os sensos, em português, é o: D-OLHO.


D-OLHO:

D- Descarte (Senso de utilização)

O – Organização (Senso de organização)

L – Limpeza (Senso de limpeza)

H – Higiene mental (Senso de saúde e higiene);

O – Ordem Mantida (Sendo de auto responsabilidade)

Ficou mais fácil assim, não é?

Mas como aplicamos isso em nossas casas?

Nossas casas também funcionam como empresas, são organismos vivos, estão em constante modificação.

Senso de descarte:

Ao iniciarmos uma limpeza devemos sempre começar pelo descarte.

Devemos avaliar tudo que ainda tem utilidade e o que não tem mais jogar fora sem dó. O que puder ser doado e aproveitado por outra pessoa: maravilha! E o que não puder é lixo mesmo. Muitas vezes ficamos acumulando itens sem utilização, estragados, sem necessidade. Desapega e aplica o 5’s, descarta!


Senso de organização:

O segundo senso da lista é a organização. Após descartar, vamos organizar!

Por que não se deve fazer ao contrário? Porque de que adianta organizar algo se você vai jogar fora depois? É uma perda de tempo e energia.


Busque organizar por categoria, não por cores ou combinações diversas. Quando você precisar de algo, você vai lembrar da categoria deste item e não da sua cor.

Exemplo: Ao precisar de uma faca você irá na gaveta das facas e não na gaveta dos cabos azuis. Funciona para supermercados e funciona para nossa casa também.

Antes de finalizar esse tópico vale lembrar que aqui no Blog tem um texto super bacana chamado “Meus produtos organizadores preferidos” com dicas de itens organizadores que te ajudam nessa etapa.


Senso de Limpeza:

O terceiro item é a limpeza. Aliás, aqui vai uma dica importante: limpeza precisa ser constante. Faxinas podem ser semanais, mas limpezas são diárias. É o velho ditado: Limpou, sujou. Não deixe para depois, não deixe para outra pessoa a limpeza que é sua.

Além disso, limpeza começa por não sujar, ao fazer alguma atividade pense antes em como executá-la de maneira a fazer a menor bagunça possível.


Senso de Higiene Mental

Higiene Mental... Higiene. Higiene vem com H de hábito. Esse é o item que fala em manter-se tudo limpo e organizado por hábito. Quando você chega nesse senso já está fazendo tudo no automático sem nem mesmo se dar conta – A ordem, limpeza e organização já entraram no seu DNA.


Senso de Ordem Mantida

Por fim, o senso de ordem mantida está ligado com a etapa de higiene mental, caminham juntos. A ordem mantida é seguir a padronização, a limpeza, a ordem criada para o ambiente em questão: a sua casa.


É ótimo estarmos em um ambiente limpo, organizado, em ordem, não é? Que tal aplicar os 5’s na sua casa hoje mesmo?



Aproveite este clima gostoso de 5’s e acesse nossa loja virtual, clicando aqui em cima no item da barra superior, e veja as inúmeras opções de organizadores, aramados, itens para cozinha, banheiro... Que você pode aproveitar em seu espaço.

Até a próxima semana! ;)






26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo